top of page

QUAL A CONSEQUÊNCIA DE NÃO FAZER INVENTÁRIO?

  • Foto do escritor: Carlos Lucas
    Carlos Lucas
  • 26 de mai. de 2021
  • 1 min de leitura

Caso o inventário não seja realizado, não será possível fazer a transferência dos bens aos herdeiros e a herança será bloqueada, não será possível fazer qualquer transação bancária de valores deixados pelo falecido, o cônjuge que estiver vivo também será impossibilitado de casar-se novamente, entre outras consequências.




(Imagem: reprodução do Google)


ENTENDA MAIS SOBRE O INVENTÁRIO :


Como fazer um inventário?

Para fazer um inventário é necessário procurar um advogado e seguir alguns passos, sendo eles: procurar saber se existe patrimônio e testamento; escolher se a via procedimental será judicial ou extrajudicial; decidir como será a partilha dos bens; pagar o ITMCD (Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação); pagar as dívidas, caso o falecido tenha deixado alguma; finalizar o procedimento e registrar os bens em nome dos respectivos herdeiros.


Quanto custa para fazer um inventário?

O custo do inventário dependerá do valor do patrimônio, pois, por exemplo, o ITMCD que foi citado acima, é de até 8% do valor dos bens. Há também as despesas com os honorários do advogado - lembrando que a participação de um advogado é obrigatória -, entre outras despesas, como documentos do cartório.


É obrigatório fazer um inventário?

Sim! O inventário é um procedimento obrigatório no Brasil, e caso não feito, poderá gerar algumas consequências aos herdeiros.




Ainda tem alguma dúvida? Entre em contato conosco!


Comments


Destaques
Recentes
Arquivo
Busca por Tags
 

 

Edf. Barão de Christina - Av. Paulista, 1471 - Sala 1407 - Bela Vista, São Paulo - SP,

CEP: 01311-200

CEP:58037-030

Telefone: 0800 0800 003

E-Mail: neri@neriadvogados.com.br

© 2024 Neri Advogados ® Todos os direitos reservados

bottom of page