COMO FAZER UM INVENTÁRIO?
- Carlos Lucas
- 26 de mai. de 2021
- 1 min de leitura
Para fazer um inventário é necessário procurar um advogado e seguir alguns passos, sendo eles: procurar saber se existe patrimônio e testamento; escolher se a via procedimental será judicial ou extrajudicial; decidir como será a partilha dos bens; pagar o ITMCD (Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação); pagar as dívidas, caso o falecido tenha deixado alguma; finalizar o procedimento e registrar os bens em nome dos respectivos herdeiros.

(Imagem: reprodução do Google)
ENTENDA MAIS SOBRE O INVENTÁRIO:
O que é um inventário?
Inventário é uma espécie de procedimento de identificação e partilha dos bens deixados por alguém que faleceu. Serve para organizar todos os bens do falecido e garantir que todos os herdeiros recebam sua parte maneira justa e proporcional.
Quanto custa para fazer um inventário?
O custo do inventário dependerá do valor do patrimônio, pois, por exemplo, o ITMCD que foi citado acima, é de até 8% do valor dos bens. Há também as despesas com os honorários do advogado - lembrando que a participação de um advogado é obrigatória -, entre outras despesas, como documentos do cartório.
É obrigatório fazer um inventário?
Sim! O inventário é um procedimento obrigatório no Brasil, e caso não feito, poderá gerar algumas consequências aos herdeiros.
Quais as consequências de não fazer um inventário?
Caso o inventário não seja realizado, não será possível fazer a transferência dos bens aos herdeiros e a herança será bloqueada, não será possível fazer qualquer transação bancária de valores deixados pelo falecido, o cônjuge que estiver vivo também será impossibilitado de casar-se novamente, entre outras consequências.
Ainda tem alguma dúvida? Entre em contato conosco!
Comments